O candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto, vai apresentar ao setor da construção, em encontro nesta tarde, no Othon Palace Hotel, a proposta para a construção da Linha Azul, o complexo viário do Recôncavo. A ideia integra o conjunto de planos para logística, transportes e mobilidade, que está em seu programa de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral, em três de julho deste ano.
“A construção de nova estrada litorânea no entorno da Baía de Todos os Santos vai potencializar o turismo na ilha de Itaparica e no Recôncavo Baiano e dará suporte logístico aos novos estaleiros e à produção agrícola e pesqueira da região”, explica Souto. Entre as intervenções previstas no projeto, além da requalificação das rodovias estaduais existentes, estão programados o contorno rodoviário de Santo Amaro e a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguaçu.
A construção da Linha Azul vai encurtar em 100 quilômetros o percurso terrestre de Salvador à Ponte do Funil, que será também completamente requalificada. Para o candidato democrata, a Baía de Todos os Santos é uma das áreas do estado que possui um elevado potencial turístico e uma grande carência de infraestrutura. “A inserção dela na rede de turismo estadual depende de uma malha rodoviária que integre todo o Recôncavo a Salvador”.
Segundo Souto, a conexão desta nova via com a BA-001, que será asfaltada em toda sua extensão, e com a Linha Verde, através de Salvador, permitirá a interligação rodoviária direta da Ilha de Itaparica com toda a costa baiana, a mais extensa do Brasil, por rodovias litorâneas estaduais.
Além do aspecto turístico, a Linha Azul requalifica a integração do Recôncavo ao processo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, fortalecendo as condições de mobilidade da população e dando suporte de infra-estrutura logística para a instalação de estaleiros e outros empreendimentos industriais em toda a região.
“Serão mais de cinco milhões de pessoas beneficiadas pela obra já que sua área de influência atinge até Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus”, observa Souto, que batizou o projeto como Linha Azul, em referencia à Linha Verde, que, na década de 1990, integrou o Litoral Norte do estado a Salvador, como extensão da Estrada do Coco.
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