terça-feira, 17 de agosto de 2010

.Extremo Sul terá primeiro campo experimental de café conilon

ITABELA -O Extremo Sul, única região produtora de café conilon no estado e responsável pela posição de destaque da Bahia no ranking nacional de produção, deverá sediar ainda este ano a primeira estação experimental especializada.


Para viabilizar a implantação da unidade, foi assinado no dia 13 de agosto de 2010, durante o primeiro dia da 3ª Festa do Café Conilon, um protocolo de intenções.
A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), em atendimento ao pleito dos cafeicultores da região. Além do órgão estadual, integram o termo de compromisso, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), além do Sindicato dos Produtores Rurais do município de Itabela, e o instituto de pesquisa Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do estado do Espírito Santo. Representações de todos os órgão se fizeram presentes no ato.

Depois da solenidade, que contou com a participação do Secretário da Agricultura, Eduardo Sales, a comitiva seguiu para a propriedade da Ceplac, onde deverá ser implantada a estação, para definir em conjunto as responsabilidades de cada órgão, estratégias para implantação. "Durante essa rodada de trabalho, a expectativa é de que seja formada uma equipe de trabalho, ainda no mês de agosto, para a delimitação dos experimentos, da área a ser trabalhada, planejamento e projeção de custos", explicou o secretário.
Fizeram parte da comitiva o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, o presidente do instituto Incaper, Evair Melo, o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes, o superintendente da Ceplac, Antônio Zózimo, além de autoridades local.

FESTA DO CAFÉ CONILON

A sexta edição da Festa do Café Conilon aconteceu no município de Itabela entre os dias 13 e 15 de agosto de 2010, reunindo mais de 10 mil pessoas, entre produtores, empresários, pesquisadores, extensionistas e o público em geral, atraídos por uma programação rica e diversificada, com a realização palestras, painéis temáticos, dinâmicas motivacionais, visitas técnicas e atrações artísticas.

"Uma verdadeira mostra tecnológica de tudo que há de mais moderno em tecnologia aplicada de produção", definiu o coordenador do evento e representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Idalício Viana. No evento, 40 empresas expositoras participam.

Durante o primeiro dia de festa, foi apresentado um panorama do café conilon no Brasil e no mundo, bem como as principais tecnologias desenvolvidas e aplicadas, desafios e oportunidades, visando uma cafeicultura mais sustentável. A escolha da área, variedades, mudas, espaçamento, vergamento, plantio em linha, poda programada, ciclo: tecnologia de colheita e pós-colheita, são alguns dos assuntos que estão sendo tratados. Outra temática se refere às diversas formas de empreendedorismo e de economia dos recursos que podem ser trabalhadas na adubação racional do café conilon.

Os produtores também obtiveram respostas sobre como aumentar a produtividade sem interferir na qualidade da produção e a importância das diversas formas de organização, seja cooperativa, seja associativa, na garantia de comercialização.

Durante as visitas de campo, demonstrações de experiências exitosas de café irrigado, via gotejamento, com vergamento e fertirrigação, que garantiram uma produtividade 60% a mais. A técnica consiste no envergamento de um galho de uma planta de dois meses, do qual é possível produzir até seis ramos produtivos. A pulverização aérea também será demonstrada.

Vale ressaltar que a Festa do Café Conilon é uma iniciativa dos Produtores Rurais de Itabela e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, além do Sistema Faeb/Senar e do Sebrae/BA.

Fonte: Radar 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário