segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Secretário Estadual da Agricultura visita 29ª exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, visitou a 29ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, na noite de sábado,(18), acompanhado por pecuaristas, produtores e lideranças políticas da região.

Eduardo Salles caminhou pelos corredores do Parque de Exposição, e conheceu os produtos e serviços disponibilizados por cada expositor. Em seguida, o secretário visitou o stand da SEAGRI, e teve a oportunidade de ver de perto, o que está sendo produzido na região, conversar com alguns produtores, e ouvir as reivindicações do homem do campo.

O secretário foi acompanhado durante a visita, por Amilton Curty, presidente da Coopmista; pelo presidente do Sicoob, José Dias, pelo secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Brito, pelo prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, e outros convidados.


Salles ressaltou a importância do agronegócio para a economia da Bahia, reafirmando o potencial do País. ”O Brasil é um país com vocação para o agronegócio, em face de suas características e diversidades, tanto de clima quanto de solo, possuindo ainda áreas agricultáveis altamente férteis e ainda inexploradas. O aumento da demografia mundial e sua conseqüente demanda por alimentos nos leva a uma previsão de que o Brasil alcançará o patamar de líder mundial no fornecimento de alimentos e commodities ligadas ao agronegócio, solidificando sua economia e catapultando seu crescimento”, afirmou.

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. As projeções indicam que o país também será, em pouco tempo, o principal pólo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais. Milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados, são destaques no agronegócio brasileiro, que emprega atualmente 17,7 milhões de trabalhadores somente no campo.

Para o presidente da Coopmista, Amilton Curty, a Expoagro 2010 tem lugar garantido no crescimento e solidificação da economia baiana. “O objetivo principal da Expoagro é continuar buscando a integração do setor agrícola com o desenvolvimento de suas potencialidades no mercado do Agronegócio, mantendo suas características principais que foram as propulsoras na criação da marca”.



Fonte: bahianoticiaonline/ Mário Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário