terça-feira, 28 de setembro de 2010

Megashow de Amado Batista em Itabatã prova que romantismo sempre estará em alta

No corre-corre dos dias atuais, quem pensou que a era do romantismo já havia passado terá de rever seus conceitos. Na noite de sexta-feira, 24/09, o gigantesco show do cantor Amado Batista em Itabatã, no primeiro ano de comemorações do aniversário do distrito, provou de uma vez por todas que as coisas ligadas ao coração, ao mais forte dos sentimentos – o amor –, nunca saem de moda.
Foi, sem dúvida, a maior concentração de pessoas por metro quadrado na história do município de Mucuri, para assistir a um espetáculo musical. No palco, Amado Batista correspondeu ás expectativas.

Amado Batista completará 60 anos em fevereiro, mas o seu show foi um bonito encontro de gerações. De adolescente a pessoas que já chegaram à terceira idade, passando por jovens na faixa dos 20 e 30 anos, “quarentões” e “cinquentões”, todo mundo cantou os sucessos de ontem e de hoje que movimentam as paradas musicais das emissoras de FM.

Itabatã em festa

Um dia depois da chegada da primavera, Itabatã estava movimentadíssima, festejando seu primeiro aniversário. A partir de agora, segundo confirmou o prefeito Paulinho de Tixa, a data entra no calendário oficial de comemorações do Município. Desde já, as mentes ficam aguçadas para saber qual atração marcará a festa do próximo ano, embora a grande multidão já tenha aprovado a volta de Amado Batista, mas muita coisa pode acontecer até lá.
O show tomou conta de toda a extensão da Praça João Carletti, onde a multidão se espremia procurando o melhor ângulo de visão do palco. Aliás, a praça está no plano de urbanização de Itabatã, como parte do pacote de obras anunciado pelo prefeito Paulinho.

Antes de Amado Batista, a festa ficou por conta do cantor Sandro Lúcio, acompanhado de suas bailarinas. Na sequência, o tão esperado show de Amado Batista, merecidamente um dos artistas mais premiados do Brasil, com nada menos que 26 discos de ouro, 26 discos de platina, 2 DVDs de ouro, 2 DVDs de platina, 1 disco de diamante. É o resultado de 22 milhões de discos vendidos. Momentos de grande beleza, milhares de pessoas cantando o mesmo refrão, saboreando o doce mistério da vida contido no amor.

Depois da apresentação, Amado Batista convidou seus dois filhos – que formam a dupla Erich & Bruno, nova sensação do sertanejo nacional, um estilo musical próprio e apaixonante.
Parabéns para Itabatã!

Tal qual as milhares de pessoas que lotavam a Praça João Carletti, o prefeito Paulinho não conseguia esconder seu entusiasmo. Aproveitou para vibrar com o aniversário de Itabatã, distrito que tem papel decisivo como principal vetor econômico do Município.

Foi convencionada a data de 29 de setembro, que assinala o Dia de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Itabatã, para referenciar os festejos de aniversário do distrito. A Prefeitura organizou uma ampla programação, com palco, shows, área de barracas com comidas típicas, sem esquecer da estrutura de segurança, sob responsabilidade do contingente da Polícia Militar, e atendimento médico, por conta das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo o serviço do SAMU-192.

Itabatã passou a ser distrito em 1999, por força de lei municipal

Projeto de Lei Nº 006/99, de 14 de abril de 1999, aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do então vereador Elvacy Venâncio dos Santos, garantiu a elevação do povoado de Itabatã à categoria de distrito. O projeto foi sancionado pelo Poder Executivo e transformado na Lei Municipal nº 278/99, de 11 de agosto de 1999.

Com a nova lei, Mucuri passou a contar com três distritos, além da sede: Taquarinha, Ibiranhém e Itabatã.

Mesmo com o rápido crescimento socioeconômico de Itabatã, desencadeado pela implantação da fábrica da Bahia Sul Celulose, que começou a operar em 1992, e a vinda de dezenas de outras empresas, a localidade permaneceu na condição de povoado até agosto de 1999.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica como localidade como sendo “todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes”.

A definição de cidade refere-se à localidade com o mesmo nome do Município a que pertence (sede municipal) e onde está sediada a respectiva prefeitura. Exemplo: cidade de Mucuri.

Na classificação, logo abaixo da cidade vem a categoria de distrito, ou vila, onde está sediada a autoridade distrital, ou, no caso de Itabatã, uma subprefeitura. Normalmente, distritos possuem pelo menos um cartório de registro de pessoas.

A definição de povoado refere-se a localidade que tem a característica definidora de Aglomerado Rural Isolado e possui pelo menos 1 estabelecimento comercial de bens de consumo frequente e 2 dos seguintes serviços ou equipamentos: 1 estabelecimento de ensino fundamental em funcionamento regular, 1 posto de saúde com atendimento regular e 1 templo religioso de qualquer credo. Corresponde a um aglomerado sem caráter privado ou empresarial ou que não está vinculado a um único proprietário do solo, cujos moradores exercem atividades econômicas quer primárias, terciárias ou, mesmo secundárias, na própria localidade ou fora dela. O município de Mucuri possui os povoados de Belo Cruzeiro, 31 de Março, Cruzelândia, Nova Brasília e São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário